quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Dia Mundial sem Carro


Você sabia que em 22 de setembro é comemorado o Dia Mundial sem Carro?
Então, essa história começou na França, em 22 de setembro de 1997. Em 2000, a União Européia instituiu a Jornada Internacional “Na Cidade, sem meu Carro”, reunindo 760 cidades. No ano seguinte foram 1683 cidades participantes. Encorajados pelo êxito da iniciativa do Dia Europeu sem Carro, a comissão organizadora lançou, em 2002, a Semana Européia da Mobilidade.
No Brasil a iniciativa começou em 2001, envolvendo 11 cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO);Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA). Em São Paulo, a iniciativa é realizada desde 2005.
A cada ano, mais e mais pessoas, entidades da sociedade civil e governantes, enxergam no Dia Mundial Sem Carro uma oportunidade para sensibilizar e mobilizar a comunidade em torno das questões como saúde, qualidade de vida, poluição, orçamento, acidentes, relacionadas a mobilidade urbana.
Em 2010, inspirados novamente pelas ações européias, foi idealizada uma semana de ações de mobilização e conscientização sobre os impactos da falta de mobilidade.
Com o tema "Cidade para as Pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre", o Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat), do qual a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) faz parte, realiza a Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2014 em Aracaju. O evento aconteceu de 18 a 25 deste mês com workshops, palestras em universidades, comandos educativos, seminários e passeio ciclístico.
Ajude a construir essa história e façamos uma cidade melhor!
Saiba mais em DMSC.
Fonte: DMSC, Prefeitura Municipal de Aracaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário