
No ano passado, pelo menos 170 pessoas com Anemia Falciforme morreram no país.

Em caráter experimental, 27 pacientes já foram submetidos ao método pelo CTC de Ribeirão Preto. Conforme Belinda, a incorporação do procedimento ao SUS será feita com base no protocolo de tratamento usado nesses transplantes. “Temos o caso de um paciente de 38 anos que a cada 15 dias recebia transfusão e sangue, não trabalhava e não pagava impostos. Depois do transplante, ele conseguiu estudar, tem um emprego e não custa mais nada para o governo”, relata a médica. Agora, a pesquisa continua para avaliar questões como a recuperação imunológica dos transplantados, e a reversão de marcadores da doença nestes pacientes.
Os critérios do SUS
A previsão é de que até 50 transplantes desse tipo sejam realizados anualmente no SUS, considerando o número de leitos disponíveis em instituições aptas a realizar o procedimento.
Você sabia que o Teste do Pezinho, realizado gratuitamente em todo brasil em recém-nascidos, detecta a presença da alteração genética responsável pela Anemia Falciforme? Ele detecta ainda mais 5 doenças. Saiba mais no Blog do Ministério da Saúde.
![]() |
O teste do Pezinho detecta precocemente a Anemia FAlciforme |
Nenhum comentário:
Postar um comentário